sábado, 13 de fevereiro de 2016

Trabalhos de campo integrarão a programação do II Ciclo de Debates "O Rural e o Urbano"

O II Ciclo de Debates "O Rural e o Urbano" trará em sua programação três trabalhos de campo. Para participar de um destes, a inscrição deverá ser feita presencialmente durante o evento no CEGOE - UFRPE, entre 23 e 25 de Fevereiro. Os trabalhos ocorrerão no dia 26 de Fevereiro. Cada participante só poderá se inscrever em um trabalho. Confira uma breve descrição de trabalho:

Trabalho 1 - Nos Trilhos da História do Recife

Nesta aula de campo será abordada a questão da implantação dos transportes coletivos sobre trilhos (os trens e os bondes) e como eles influenciaram no desenvolvimento e no crescimento tanto da cidade do Recife, quanto do estado de Pernambuco e com isso, buscar compreender as trajetórias espaço-temporais da cidade.

Responsáveis: André Cardoso/ Izabelly Lins/ Tales Pedrosa

Quantidade de vagas:  20 vagas. Valor: 20,00
Saída às 9h, do CEGOE - UFRPE
Trabalho 2 – A expansão urbana na Região Metropolitana do Recife
O objetivo deste trabalho de campo é compreender o processo de expansão urbana na Região Metropolitana do Recife (RMR). Observa-se que essa expansão tem acontecido em 3 eixos, Sul, Norte e Oeste da RMR. Esse trabalho de campo visará a análise do Eixo Oeste, compreendendo os projetos de transformação, como a "Cidade da Copa". Há também uma tentativa de apropriação do estereótipo do bucólico referente ao rural que é utilizado por novos empreendimentos residenciais na área. Contudo, resistências a esse processo existem, permanecendo atividades tradicionais, as quais podem ser observadas na região.
Responsável: Mariana Zerbone
Quantidade de vagas:  20 vagas. Valor: 20,00
Saída às 9h, do CEGOE – UFRPE

Trabalho 3 - Arruando a Zona Norte do Recife

O objetivo deste trabalho de campo é perceber a diversidade de paisagens existentes num pequeno recorte de bairros do Recife. Os bairros de Casa Forte, Poço da Panela, Monteiro e Casa Amarela fazem parte da RPA 3 da cidade do Recife. Esses bairros da Zona Norte apresentam uma paisagem harmonicamente antagônica, pois, ao mesmo tempo que possuem prédios modernos na sua paisagem, mantém características e elementos bucólicos. Os casarios, o calçamento e a história desse recorte espacial conta as ações que se realizaram continuamente nas suas paisagens que resultaram as construção das múltiplas dimensões na configuração atual.

Responsável: Gevson Silva Andrade
Quantidade de vagas:  20 vagas. Valor: 20,00
Saída às 9h, do CEGOE – UFRPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário